terça-feira, 6 de abril de 2010

Lembrança!


Isso ocorreu em plena campanha de recuperação do Flamengo no ano de 2007. Tudo começou com aquele Flamengo e São Paulo(o campeão daquele ano) numa quinta - feira pela noite, com um golzinho chorado de Ibson. Depois foram jogos para ficar na memória, como aquele Flamengo e Santos que fui pela primeira vez ao estádio com a pequena Beatriz Simas ou o áureo jogo com o Corinthians(que acabou rebaixado) que o pai dela, Alexandre, chorou ao meu lado!
Naquele campeonato, a Globo criou a vergonhosa campanha pelo "torcer sem palavrão", com o senhor José Roberto protagonizando incentivos patéticos pela padronização da forma de torcer no Rio de Janeiro(incluindo legenda para o torcedor aprender a cantar as novas músicas).Eu me recusava a cantar a tal música do Fla com base no tema da vitória, pois sabia que ali estava a domesticação do torcer.
Sabemos desde Norbert Elias que o esporte moderno tem uma função social de controle do comportamento humano, que o espaço do jogo é o espaço permitido pela sociedade burguesa para chorar, gritar, correr e xingar! Sim, desde pequeno vopcê aprende do seu pai que "somente se pode falar palavrão no Maracanã". Mas a Rede Globo quer acabar com isso. Digam não a higienização. Como eu fiz em 2007!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário